Nossos Projetos

Conheça nossos projetos e as ações desenvolvidas pela equipe do NuCat atualmente

 

 

Mapeamento profissiográfico das vítimas do rompimento da barragem e perspectivas de futuro no trabalho

Desenvolver o mapeamento profissiográfico das vítimas de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e demais localidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeito da Samarco. O mapeamento busca auxiliar a reinserção da população atingida no mundo do trabalho, através da identificação de alternativas de projetos de geração de renda e empregos no âmbito de Economia Solidária.

Água, Mulheres e Sustentabilidade

Desenvolver e aperfeiçoar as atividades artesanais das mulheres de Antônio Pereira. O ponto de enfoque são cursos e acompanhamento técnico em gestão de marketing e vendas, geridos pela comunidade acadêmica, que busca ajudar as mulheres do distrito na comercialização dos seus produtos e consequentemente em uma melhoria socioeconômica de suas famílias.

Comunicação e Marketing: Desensevolvimento de Ações Junto à Comunidade para o Empoderamento das Mulheres

Propõe a criação de uma rede de comunicação e marketing intra comunidade e extra comunidade, fortalecendo os vínculos institucionais e sociais e promovendo o efetivo atingimento das metas das inúmeras ações extensionistas realizadas pelo NuCat e o programa 100 horas para Senhoras, permitindo o estreitamento dos vínculos entre os participantes.

Gestão  Financeira de Iniciativas Sociais para a Geração de Renda de Antônio Pereira 

Fortalecer a iniciativa de geração de renda de Antônio Pereira, contribuindo para a reinserção econômica de mulheres empreendedoras do referido distrito de Ouro Preto através do subsidio técnico para gestão financeira e operacional das inciativas sociais que operam no distrito.

A Economia Solidária e a Autogestão: Desenvolvimento de Conceitos e Aplicação Prática para Promover o Desenvolvimento das Comunidades Afetadas pelo Rompimento das Barragens de Rejeito da Samarco

Discutir com as vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da Samarco conceitos de cooperativismo, autogestão e da economia solidária a partir de oficinas de trabalho, fornecendo condições iniciais para contribuir com o desenvolvimento de cooperativas que propiciarão a retomada no mercado de trabalho das famílias afetadas, utilizando-as em benefício da comunidade.

Antônio Pereira: rumo ao desenvolvimento orgânico e sustentável

Melhoria e o desenvolvimento de uma horta e de um Galpão de Reciclagem no distrito ouropretano de Antônio Pereira, propiciando a geração de renda e estimulando a conversão de desperdício em materiais e produtos de potencial utilidade, desenvolvendo assim a cultura de gestão participativa e associativa de pessoas na região.

Valorização de pessoas e capacitação técnica em turismo hospitalidade nos municípios de Ouro Preto e Mariana

Ações de incentivo e capacitação em turismo e hospitalidade às vítimas da queda da Barragem da Samarco, visando desenvolver competências do serviço de camareira e recepção, da valorização da condição humana e da qualidade de vida no trabalho, fortalecendo assim o capital humano das comunidades de Ouro Preto e Mariana.

Noções Básicas De Higienização e de Manipulação de Produtos de Higiene

Orientar por meio de cursos noções de processos de higiene e a conscientização sobre o correto uso, manuseio, armazenamento correto dos produtos usados nos procedimentos higiênicos. Busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, auxiliando na manutenção de uma boa condição de saúde, na prevenção de acidentes com materiais de limpeza domésticos e evitam o desperdício.

Valorização do Lixo Que não é Lixo – Conscientização e Agregação de Valor a Materiais Recicláveis

Ministrar nos CRAS de Ouro Preto e Mariana e no  NuCat em Ouro Preto cursos sobre a confecção de produtos artesanais utilizando materiais recicláveis, buscando instigar a geração de renda a partir do reuso e da reciclagem, o melhoramento da autoestima e o desenvolvimento da comunidade, formando cidadãos mais conscientes sobre o seu papel na conservação do meio ambiente.

Conscientização e Inserção ao Mercado de Trabalho de Mulheres através da Produção de Saneantes

Por meio da organização da produção e comercialização de sabão, esse projeto visa promover o desenvolvimento econômico-social das mulheres de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, além da educação ambiental na região, a geração de renda, o aumento da autoestima e da qualidade de vida das mulheres participantes e de suas famílias.

Assessoria Técnica em Arquitetura para três associações de mulheres empreendedoras de Antônio Pereira/OP

O projeto tem como fim apoiar o desenvolvimento socioeconômico das mulheres de Antônio Pereira (OuroPreto/MG), organizadas em torno das atividades das Associações “Mãos que Brilham”, “Vale da Bênção” e “Arte, Mãos e Flores”. Mediante a elaboração de um projeto arquitetônico para as instalações físicas das associações, busca-se a melhoria das condições de trabalho de seus membros e a potencialização de suas iniciativas.

Empreendedorismo, Educação Ambiental e monitoramento da qualidade de água /  Capacitação para Cuidadores de Pessoas

Tem como principal objetivo atender aos princípios do desenvolvimento sustentável. Entre as atividades praticadas estão os cursos de Capacitação em Cuidador de Pessoas, Higiene, Artesanato, entre outros, com ênfase em um debate sobre o empreendedorismo para tornar os participantes mais economicamente ativos. Visa uma maior educação ambiental para a população, principalmente pelo uso racional dos nossos recursos hídricos.