A Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento (AMDE) é membro permanente da família da água da UNESCO, fazendo parte do programa hidrológico para a América Latina e o Caribe. A Cátedra foi originada em 2006, a partir da assinatura do Acordo UNESCO – UFOP, durante o Simpósio Internacional de Águas na cidade de Cannes, França.
Nossa missão é promover a construção de uma sociedade sustentável através da educação ambiental e capacitação de mulheres das comunidades da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais e em seus distritos. A Cátedra trabalha ativamente para se tornar um Centro de Excelência em preservação de recursos hídricos, promovendo um desenvolvimento sustentável e a participação das mulheres em vários âmbitos.
Como Cátedra, nosso principal objetivo é educar as mulheres em todos os âmbitos relativos à água, assim como melhorar suas habilidades empresariais para as motivar a investir em si mesmas e alcançar um poder de decisão igual ao dos homens. A Cátedra também forma e prepara homens e mulheres como iguais, reconhecendo que devemos viver em um ambiente equilibrado e sustentável.
Os projetos da Cátedra são realizados mediante um trabalho em equipe com diversos setores e disciplinas, serviços voluntários e a criação de redes com uma variedade sócios. A meta é estabelecer vínculos entre participantes locais a diversos projetos em seu campo para incrementar o apoio mutuo e a sustentabilidade.
Nossos Prêmios
- Prêmio Santander Universidade Solidária, com o projeto “Desenvolvimento Socioeconômico das Mulheres de Antônio Pereira e Educação Ambiental – A Organização da Produção de Sabão Artesanal à Base de Óleo de Cozinha Usado” (2012)
- Prêmio Ambiental em defesa da qualidade das águas de Ouro Preto (2006)